O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) informou nesta terça-feira (21) que saiu de licença e que estará em viagem ao exterior para fins particulares. A licença do político ocorre em um momento crítico para a pasta de Saúde no Estado, com hospitais enfrentando um pico de internações devido à ameaça da variante ômicron do coronavírus e à nova gripe, H3N2.
De férias até o dia 2 de janeiro, Doria deixa a gestão em um "apagão" de dados relacionados à pandemia. Desde o dia 10 de dezembro, quando o sistema de dados do SUS sofreu um ataque hacker e ficou fora do ar, não há atualização de casos e mortes por Covid-19 em São Paulo. Até então, a atualização sobre vidas perdidas, novas infecções e também internações causadas por coronavírus era diária.
Mesmo sem o envio de dados por parte da gestão estadual, o consórcio de veículos de imprensa faz uma estimativa do número de internações ocorridas no território paulista, juntamente com informações enviadas pelos próprios hospitais. Estes números mostram um cenário preocupante.
Com 378 novos registros por dia, a média móvel de novas internações provocadas pelo novo coronavírus ou por suspeita da doença mostra cenário de preocupação nos hospitais nesta segunda-feira (20). Houve aumento de 32,6% nas internações em comparação com o índice de duas semanas atrás, quando o registro era de 285 internações diárias.
De acordo com análise do Observatório Covid-19, não é possível afirmar qual o agente infeccioso responsável pelo aumento de hospitalizações. Três hipóteses foram traçadas: o contágio pela variante Ômicron; uma epidemia de Influenza A a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro; ou uma combinação das duas ocorrências.
Confira abaixo o comunicado à imprensa divulgado pela assessoria do Governo Doria:
"O Governo de São Paulo informa que o Governador João Doria saiu em licença entre os dias 21 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, afastando-se temporariamente do cargo em viagem particular ao exterior. O ato foi comunicado à Alesp conforme determina a legislação e em respeito à transparência. Durante o afastamento, assume o cargo como Governador em exercício o vice-governador Rodrigo Garcia."