Apesar de o sistema do governo federal estar fora do ar, o comprovante de imunização pode ser emitido por aplicativos dos governos estaduais e prefeituras
Um ataque hacker no site do Ministério da Saúde derrubou nesta sexta (10) o acesso à plataforma Conecte Sus, que fornece o certificado nacional de vacinação da Covid. Mesmo assim, o comprovante de imunização, no entanto, pode ser emitido por aplicativos dos governos estaduais e prefeituras.
Também é possível apresentar a versão física do comprovante, já que nem todos os estados criaram plataformas próprias para a emissão. O texto conta com informações da Folha.
São Paulo
A título de exemplo, na cidade de São Paulo, para ter acesso ao app, basta entrar na loja de compras do celular, baixar o e-saúdeSP de forma gratuita, aceitar os termos de uso e fazer um cadastro com Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e criar uma senha. O app também está disponível na página e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login .
Para acessar o aplicativo e-saúdeSP, basta seguir o tutorial disponível clicando aqui.
Cabe destacar que, até o momento, o e-saúdeSP acumula mais de 2,6 milhões de acessos.
Passaporte da Vacina
Além das opções já existentes no aplicativo, agora há um ícone chamado Passaporte da Vacina, no qual o munícipe tem acesso ao comprovante das vacinas antiCovid que recebeu e a um QR Code. Com esse código, os organizadores de eventos poderão visualizar o registro de vacinas do cidadão, que deverá ter ao menos uma dose para ingressar nos espaços. O cadastro também pode ser feito clicando aqui.
