São José dos Campos registra primeiro caso de variante ômicron

O caso é de uma jovem que esteve em Portugal e teve contato com uma pessoa que apresentava sintomas de Covid



A Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos, em São Paulo, divulgou nesta terça-feira (14) a confirmação do primeiro caso de paciente infectado pela Covid-19 com a variante ômicron. Trata-se de uma mulher de 21 anos que voltou de uma viagem de Portugal. A princípio foi informado que a paciente teria 29 anos, mas a idade foi corrigida pela secretaria de saúde mais tarde.

A moça contou que teve contato com uma pessoa que testou positivo para Covid no período em que esteve no exterior. Ela regressou ao Brasil no dia 29 de novembro e no dia seguinte começou a sentir sintomas como tosse, dor de garganta e febre. 

No dia 1° ela foi até o Hospital Municipal, onde foi medicada e fez o teste RT-PCR. A mulher, vive com a mãe - que não apresenta sintomas -, se dispôs a se manter em isolamento por 13 dias e depois disso voltou ao trabalho. 

A Vigilância informou que monitora o caso. A mãe dela deve permanecer isolada até o dia 24 de dezembro porque ainda está no intervalo de possibilidade para manifestação de sintomas. O texto conta com informações do g1.

Origem da variante 

A variante ômicron – também definida como B.1.1529 – foi identificada e informada à Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro de 2021 por cientistas da África do Sul. 

O primeiro caso confirmado da cepa foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021. Segundo a OMS, a variante ômicron apresenta um "grande número de mutações", algumas delas preocupantes.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Emprego

Videos