A agência Z515 Propaganda Ltda presta serviços de publicidade ao governo paulista e compartilha do contrato milionário com outras três empresas; uma delas envolvida em suspeita de fraude
A gestão João Doria (PSDB) contratou no ano passado quatro agências de publicidade para criar, gerenciar e veicular diversas campanhas de propaganda do governo, sendo uma delas a Z515 Propaganda Ltda, empresa que criou o vídeo que foi anunciado nesta terça-feira (18) como novo chamariz do governo do Estado para a vacinação do público infantil.
A Reportagem apurou que juntas, a Z515, a DPZ&T, a LEW’LARA/TBWA e a OGILVY & MATHER compartilham de um contrato de galinha dos ovos de outro, que chega à cifra de 100 milhões de reais. As empresas venceram uma licitação em 2021 e ganharam o direito de trabalhar no estudo, planejamento, conceituação, concepção, criação, execução interna, intermediação e supervisão da execução externa, além da distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação.
As empresas agora executam todo o pacote publicitário do governo de João Doria e, sempre que a Secretaria de Comunicação do Estado precisa de alguma campanha, escolhe uma das quatro para executar o serviço. Às vezes, elas trabalham juntas no projeto.
O detalhamento do contrato está disponível neste link, no portal da Imprensa Oficial do Estado. Uma pesquisa mais atenta sobre contrato no google revela que uma das agências participantes do contrato, a Lew’Lara/TBWA, esteve associada a uma denúncia de suspeita de fraude na licitação. Isso porque João Doria foi sócio de Luis Lara, dono da Lew’Lara/TBWA, em uma agência chamada DLS em meados de 1989.
A denúncia ganhou ainda mais atenção depois que Márcio França (PSB) fez uma postagem em sua conta no Twitter denunciando que a Lew’Lara/TBWA, do amigo de infância de Doria, ganhou um aditivo no valor de R$ 90 milhões para prestar serviços de publicidade à pasta estadual por seis meses.
Na época, o deputado bolsonarista Gil Diniz (sem partido-SP) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado, um requerimento de informações sobre gastos com a Lew’Lara/TBWA. O texto conta com informações do Brasil Independente.
A agência Z515 Propaganda, que criou a campanha 'galinha vacinadinha' não esteve envolvida no episódio da Lew’Lara/TBWA.