Novas determinações visam promover o equilíbrio competitivo
Times de futebol brasileiros agora vão ter um limite nos empréstimos de jogadores já a partir da próxima temporada e também na duração dessas alterações de equipe, conforme anúncio da Fifa publicado nesta quinta-feira (20).
Segundo a Fifa, a partir de 2022, todos os times terão um limite de empréstimo máximo de oito craques e só poderão ter no plantel oito jogadores cedidos a outros clubes. Esse número será reduzido para sete em 2023 e, a partir de 2024, ficará limitado a seis.
A única exceção a estas novas regras são os jogadores até aos 21 anos, assim como os futebolistas que fizeram toda a formação no time com o qual ainda possuem contrato vigente.
A entidade explicou ainda que a duração mínima dos empréstimos será de seis meses e a máxima de 12 meses.
“Com estas medidas, a Fifa quer desenvolver os jovens jogadores, promover o equilíbrio competitivo e evitar a acumulação de jogadores nos clubes, situação que tem sido cada vez mais frequente”, esclareceu a Fifa em comunicado oficial.
As novas regras entrarão em vigor em 1º de julho deste ano e fazem parte da revisão geral do sistema de empréstimos que a Fifa iniciou em 2017, mas que foram atrasadas devido à pandemia do novo coronavírus.