Alesp recebe nesta segunda pedido de cassação de Arthur do Val

O deputado afirmou em um áudio que as mulheres ucranianas são 'fáceis, porque são pobres'

Alesp recebe nesta segunda pedido de cassação de Arthur do Val


O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo recebe nesta segunda-feira (7) ao menos sete representações que pedem a cassação do mandato do deputado Arthur do Val (Podemos). Os pedidos foram protocolados ainda no final de semana.

As representações devem tramitar no Conselho por até 30 dias e o deputado será investigado pelas falas consideradas sexistas feitas por ele sobre mulheres ucranianas.

Conhecido como Mamãe Falei, o deputado viajou à Ucrânia, no último dia 28, com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito após a invasão da Rússia. O texto conta com informações do "g1".

As falas de Arthur do Val ganharam as redes sociais na última sexta (4) quando um áudio gravado e divulgado por ele em um grupo de mensagens foi considerado machista e misógino. Na gravação ele afirma que as mulheres ucranianas são "fáceis, porque são pobres".

Tramitação na Alesp

Depois que o processo de investigação for aberto, o deputado terá um prazo de cinco dias, para apresentar a primeira defesa. Depois disso, em cerca de mais cinco dias, o relator apresenta seu voto e os membros do Conselho decidem sobre as penalidades, que podem ser: advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou perda de mandato.

A eventual perda de mandato, precisa ser aprovada pela Mesa Diretora da Casa. Mas após a decisão do Conselho, uma votação em plenário, de maioria simples, ainda precisa ser realizada para a cassação ter efeito.

O que diz o deputado

O parlamentar disse ainda que os áudios foram mandados em um grupo privado para amigos. "Se as pessoas quiserem me julgar têm esse direito. Peço só que entendam o contexto, são dois contextos diferentes -uma coisa é o Arthur que foi lá, fez a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído e mandou um áudio num grupo privado para os amigos dele, de forma errada", acrescentou.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Emprego

Videos