Uma das mais famosas de Caraguatatuba está com bandeira vermelha
Quem pretende aproveitar o feriado de Tiradentes para viajar para as praias do Litoral Norte de São Paulo precisa ficar atento. De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), 33 praias da região estão impróprias para banho, incluindo locais famosos de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
A Prainha, uma das mais frequentadas de Caraguatatuba, é uma das que estão com bandeira vermelha, o que indica más condições para banho.
Em um levantamento das cidades com mais praias em más condições para mergulho, o topo do ranking fica com Ilhabela. A cidade tem, no total, 12 praias com bandeira vermelha. O texto conta com informações do "g1".
Na lista dos municípios com mais praias impróprias, Ubatuba aparece em segundo lugar, com 10 praias em condições ruins para contato com a água. São Sebastião e Caraguatatuba vêm em seguida, com oito e três orlas, respectivamente, não-adequadas para lazer aquático.
A relação das praias com bandeira vermelha é atualizada todas as semanas pela Cetesb. Na análise, a companhia considera o número de bactérias encontradas na água para definir a balneabilidade das praias. Aquelas nas quais são identificados números maiores a 100 unidades de colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água entram na lista.
Após a análise, os funcionários da Cetesb colocam bandeira vermelha nos locais não recomendados. De acordo com a empresa, não é aconselhável tomar banho nas águas das praias com essa classificação, a fim de evitar riscos à saúde.
Confira a lista de praias impróprias para banho:
Caraguatatuba
- Tabatinga
- Prainha
- Indaiá
Ilhabela
- Armação
- Pinto
- Sino
- Viana
- Itaquanduba
- Itaguaçu
- Perequê
- Ilha das Cabras
- Portinho
- Feiticeira
- Julião
- Veloso
São Sebastião
- Cigarras
- São Francisco
- Pontal da Cruz
- Deserta
- Porto grande
- Preta do Norte
- Camburi
- Boiçucanga
- Juqueí
- Boracéia
Ubatuba
- Rio Itamambuca
- Iperoig
- Itaguá
- Santa Rita
- Perequê-Mirim
- Lázaro
- Lagoinha
- Maranduba
