Total de casos na Capital chega a 2,5 mil nesta sexta-feira
O número de crianças infectadas por varíola dos macacos na capital paulista chegou a 46 nesta sexta-feira (23), segundo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura. Desde que o primeiro caso da doença foi registrado na Capital, em junho deste ano, 2.530 pessoas já testaram positivo para a doença no território paulistano.
A Prefeitura tem descartado casos de pessoas que apresentam sintomas parecidos com os de varíola dos macacos, mas que não positivaram para o teste da doença. Até o momento foram descartados 3.841 casos então suspeitos para Monkeypox na cidade.
Ainda segundo o boletim sobre a doença divulgado nesta sexta, 92,53% das pessoas infectadas são do sexo masculino, o que 2.341 pessoas. A maioria dos que testaram positivo para a doença têm entre 30 e 39 anos.
A administração municipal informou também que apenas 3,3% dos casos exigiram hospitalização. Outros 786 casos ainda estão sob investigação.
Sintomas
Os sintomas de varíola dos macacos são compostos pelo início súbito de lesões na pele associados a: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas costas, cansaço, caroços no pescoço, axila e/ou virilha.
A transmissão do vírus ocorre por meio de beijo, abraço, relação sexual, massagem, compartilhamento de objetos, entre outros meios de contato direto e indireto com a pessoa infectada.
