Mais do que uma preferência, dormir do lado esquerdo pode trazer benefícios concretos segundo diversos especialistas em saúde. Estudos indicam que a posição tem impactos que vão desde a digestão facilitada até a diminuição de sintomas de refluxo e melhoria circulatória. Descubra como pequenos ajustes na rotina de sono podem transformar seu bem-estar.
Segundo pesquisa da revista científica Sleep Health, dormir do lado esquerdo está ligado a melhorias em quadros de azia e refluxo, sendo recomendado especialmente para quem tem problemas gastrointestinais.
O hábito de deitar-se sobre o lado esquerdo ganhou espaço em recomendações de cardiologistas e nutricionistas, visto que pode favorecer o retorno venoso e até melhorar a drenagem linfática. Mas, apesar das vantagens, há mitos e dúvidas comuns que precisam ser desvendados — tudo explicado a seguir.
Benefícios de dormir do lado esquerdo
Especialistas listam diferentes vantagens físicas atribuídas à posição lateral esquerda. A digestão, por exemplo, tende a ser favorecida porque o estômago e o pâncreas ficam em posição mais “natural”, facilitando a ação dos sucos gástricos.
Além disso, dormir assim pode ajudar no bom funcionamento do coração. Isso ocorre porque o sangue retorna mais facilmente para o órgão graças à gravidade, especialmente útil para quem sofre de pequenos inchaços nas pernas.
Mitos e verdades: é melhor para todos?
Apesar dos benefícios, não significa que a posição seja indicada para todos. Gestantes e pessoas com problemas respiratórios devem consultar um especialista antes de alterar sua postura de sono, pois cada organismo tem suas particularidades.
O médico e pesquisador Dr. Gustavo Figueiredo, especialista em medicina do sono, explica: “A posição lateral esquerda pode, de fato, ajudar na digestão e no refluxo, mas deve ser adotada com cautela por pessoas com certas condições cardíacas e pulmonares” (fonte: Portal Viver Bem).
Dicas práticas para dormir melhor
- Utilize travesseiros para alinhar a coluna
- Mantenha um ambiente escuro e silencioso
- Evite refeições pesadas até 2 horas antes de dormir
- Faça pequenas caminhadas noturnas para relaxar o corpo
- Experimente a posição do lado esquerdo por alguns dias e observe os efeitos
Dica: pequenas mudanças constantes são mais eficazes para adotar o novo hábito do que tentativas radicais de um dia para o outro.
Postura que faz diferença
Adotar o hábito de dormir do lado esquerdo pode ser um gesto simples, mas capaz de proporcionar benefícios expressivos para a saúde, desde que respeitadas as particularidades de cada indivíduo. O autoconhecimento e a orientação profissional são aliados indispensáveis para aproveitar o máximo desse hábito. Experimente, observe as mudanças em seu corpo e converse com um especialista na área da saúde para saber o que é melhor para você.
